Densitometria Óssea e Corporal total

No dia do exame, o paciente pode se alimentar normalmente, mas o uso de suplementos de cálcio deve ser suspenso pelo menos 24 horas antes do exame.

Recomenda-se uso de roupas largas e confortáveis, evitando roupas que têm zíperes ou botões, cintos feitos de metal. Objetos como chaves ou carteiras que possam estar na área a ser examinada devem ser removidos.

Pode haver a necessidade de remover algumas ou todas as vestimentas e usar um avental durante o exame. Devem ser removidos também jóias, piercings e quaisquer objetos de metal ou roupas que possam interferir com as imagens de raios-x.

Informe o médico se foi realizado recentemente (até 24h antes) um exame radiológico com contraste de bário ou que tenham sido injetados material de contraste para uma tomografia computadorizada (CT) ou varredura por radioisótopos . Alguns destes materiais de contraste possuem uma fase óssea e pode ser necessário aguardar de 10 a 14 dias antes de realizar um exame de densitometria.

As mulheres devem sempre informar seu médico e o técnico de radiologia se houver qualquer possibilidade de estarem grávidas. Exames de densitometria geralmente não são executadas durante a gravidez de modo a não expor o feto à radiação. Se o mesmo for realmente necessário, precauções serão tomadas para minimizar a exposição à radiação para o feto.

PARA DENSITOMETRIA DO CORPO INTEIRO ACRESCENTAM-SE:
Evitar ingestão de grande quantidade de líquido (idealmente jejum)
Evitar atividade física vigorosa no dia anterior.
Bexiga vazia.

Faça sua pesquisa