FIQUE ATENTO A SUA SAÚDE, DIABETE É UMA DOENÇA INVISÍVEL.

Última atualização

Além da Covid-19, o mundo vive hoje uma outra pandemia de imensas proporções: a do diabetes. Silenciosa e feroz, a diabetes é um distúrbio metabólico causado pela falta ou má absorção de insulina, o hormônio responsável por processar a glicose no corpo.

Estima-se que a doença afete aproximadamente mais de 450 milhões de pessoas pelo mundo a fora (calcula-se, assustadoramente, que esse número pode quase dobrar nos próximos 25 anos), das quais 46% delas sequer sabem que tem diabetes. Só no Brasil, são quase 17 milhões de pessoas que possuem esta síndrome, ou seja, uma a cada 9 pessoas.

Apesar da gravidade, é possível ter uma vida saudável e conviver com a doença, desde que você tenha sempre atenção e controle. Por isso, o dia 14 de novembro é lembrado como Dia Mundial da Diabetes, data escolhida para desmistificar e orientar os diabéticos sobre os detalhes da doença.

O primeiro passo é identificar qual o tipo de diabetes que você possui. A doença é dividida em dois tipo:

  • diabetes tipo 1 é consequência da perda pelo pâncreas da capacidade de produzir a insulina, resultando no ataque dos anticorpos às células produtoras do hormônio. Os sintomas são sede excessiva, feridas que demoram a cicatrizar e alterações na visão.
  • diabetes tipo 2 é a combinação da diminuição da secreção da insulina com a resistência das células ao hormônio, causando aumento da glicose na corrente sanguínea, Os sintomas são similares a do tipo 1, acrescentando-se fome e perda de peso em excesso.

Identificado o tipo de diabetes, fique tranquilo: com o acompanhamento especializado e controle você pode garantir uma vida longa e saudável. Por isso, você deve manter uma rotina de consultas com seu médico e realizar exames periódicos, de forma a conhecer o seu corpo.

Faça sua pesquisa