Doação de sangue

A doação de sangue é um ato voluntário, seguro e simples que não causa riscos à pessoa que está realizando a doação e pode ser realizada em menos de uma hora.
A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Além disso, doar sangue é um ato seguro e todos os materiais usados no procedimento são descartáveis. Desse modo, não há riscos de você ser contaminado ao doar.
→ Por que doar sangue é importante?
Quando doamos sangue, fornecemos um produto essencial para a sobrevivência de um indivíduo. Em algumas situações, a transfusão é inevitável, sendo, portanto, essencial que haja sangue em estoque, o qual é conseguido exclusivamente por doação.
Várias são as situações em que uma pessoa necessita de sangue. Entre as situações mais conhecidas, podemos citar as cirurgias de grande porte, transfusão para pacientes com doenças crônicas, como a doença falciforme e após acidentes graves.
→ Requisitos para doar sangue
A doação de sangue é um gesto voluntário e repleto de solidariedade, entretanto, ele não pode ser realizado por todas as pessoas, havendo alguns requisitos que devem ser obedecidos. De acordo com o Ministério da Saúde, são requisitos para doação de sangue:

 

→ Triagem de doadores de sangue
Antes do sangue ser disponibilizado para um receptor, é realizada uma triagem do doador. A triagem é feita em três etapas que incluem registro, entrevista e também a realização de exames específicos.
• Etapa 1- Registro do doador: O doador é cadastrado e é feita sua identificação com o registro de algumas informações básicas, tais como nome, sexo, idade, profissão e endereço. Nessa etapa, o candidato apresenta documento emitido por órgão oficial com fotografia.
• Etapa 2- Triagem clínica: Nessa etapa, são analisados critérios, como peso, a temperatura, a pressão arterial, entre outros. Também é feita uma entrevista, que é completamente sigilosa e visa a identificar, por exemplo, situações em que o sangue do doador possa ter sido contaminado.
• Etapa 3- Triagem sorológica: Nessa etapa, são feitos testes laboratoriais para verificar se o sangue está em condições de ser usado.
→ Quanto tempo dura a doação de sangue?
O procedimento de doação de sangue é relativamente rápido. Desde o cadastro e triagem clínica até a coleta de sangue, o processo dura em média 40 minutos, ou seja, menos de uma hora.
→ Alguns mitos relacionados à doação de sangue
Quando o assunto é doação de sangue, muitos mitos rondam o processo. Veja, a seguir, algumas afirmações muito ouvidas, mas que não apresentam confirmação científica.

marketing@alphaclin.net.br

Faça sua pesquisa